Search
booked.net
Search
Close this search box.

Exame para covid-19 faz queixa contra planos subir

Foto: Reprodução

O número de reclamações gerais contra planos de saúde enviadas para a ANS (Agência Nacional de Saúde) subiu 34,6% na comparação entre junho e julho.

Boletim divulgado esta semana pela agência mostra que a negativa de cobertura de exames para diagnóstico representa 52% das 10,1 mil queixas relacionadas à covid-19 recebidas desde março. O pico de acionamentos por conta dos testes ocorreu na segunda quinzena de julho, com aumento de 24,2% em relação a quinzena anterior.

A indefinição sobre a obrigatoriedade dos planos em cobrir um dos tipos de exame é apontada pela própria ANS como motivo da alta. Em 14 de julho, a agência derrubou na Justiça a decisão liminar que obrigava os planos de saúde a oferecer testes sorológicos que detectam a presença dos anticorpos IgA, IgG ou IgM no sangue do paciente, produzidos pelo organismo após exposição ao vírus. Mas desde sexta-feira passada, uma nova determinação retomou a cobertura, desde que exista pedido médico e que o paciente apresente sintomas há pelo menos oito dias.

Desde março, os planos de saúde são obrigados a cobrir o exame RT-PCR, que identifica a presença do material genético do vírus, com coleta de amostras da garganta e do nariz. Mas o teste não consegue detectar infecções em estágio inicial ou depois da cura da doença, como é feito com o sorológico.

Outro motivo para o aumento das queixas na ANS, de acordo com a agência, é a retomada dos demais procedimentos comuns que estavam paralisados por conta da pandemia.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.