*Da Redação Dia a Dia Notícia
Nesta quarta-feira (18), durante sessão plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM), foi instaurada a ‘CPI da Terceirização’ que visa investigar contratos ligados ao prefeito David Almeida (Avante), além de pagamentos irregulares. O presidente da Câmara, vereador Caio André (UB), leu o requerimento e parecer encaminhado pela Procuradoria da Casa. Agora, os membros da CPI serão indicados, pelos líderes partidários, além da escolha do presidente e relator. Ao todo 14 vereadores assinaram para que a Comissão Parlamentar de Inquérito fosse instaurada.
“Constata-se que o requerimento de abertura pode seguir seu trâmite normal, sendo este o entendimento desta Procuradoria […] portanto está instaurada a CPI referente ao requerimento 15.940/2024. Após o término desta sessão plenária convoco o colegiado de líderes para que nós indiquemos os membros desta CPI”, afirmou o vereador Caio André.
A proposta para iniciar a fiscalização sobre pagamentos irregulares feitos por empresas contratadas pela Prefeitura de Manaus à noiva, à sogra e ao genro do prefeito surgiu em resposta a denúncias veiculadas em portais nacionais de notícias. Atualmente, o vereador Lissandro Breval (Progressistas) coletou 14 assinaturas para que a CPI fosse instaurada.
Entre as denúncias estão: Pagamentos feitos a Sra. Lidiane Oliveira Fontenelle (sogra do atual prefeito de Manaus) e sua empresa, pela Construtora Rio Piorini Ltda, que possui contratos multimilionários com a Prefeitura de Manaus, pagamentos feitos à Sra. Izabelle Fontenelle de Queiroz (noiva do atual prefeito) e à empresa Skyline Produções Ltda., da qual é sócia administradora, pelas empresas Ouro Preto Serviços de Conservação, Agência de Interatividade e Marketing, e The Set Filmes Ltda., que receberam recursos da Prefeitura de Manaus, seja por contratos diretos ou por meio de subcontratações e o favorecimento do genro do Prefeito, Gabriel Alexandre da Silva, mediante contratação suspeita da empresa Eleven da Amazônia Ltda., controlada por Edgard Lima Cordeiro, primo de Gabriel Alexandre.
Após a instauração da CPI, o vereador Eduardo Alfaia (Avante) líder do prefeito na CMM, afirmou que o movimento é uma ação eleitoreira para denegrir a imagem de David Almeida. “Manobra política, eleitoral […] Tudo isso porque o prefeito David Almeida lidera em todas pesquisas de intenções de voto”.