Search
booked.net
Search
Close this search box.

Em estado de severa precariedade, UPA de Itacoatiara é investigada pelo MPAM

*Da Redação do Dia a Dia Notícia

Durante uma visita à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Itacoatiara, a 3ª Promotoria de Justiça do município constatou uma série de problemas graves, incluindo a falta de ambulância, equipamentos defeituosos, e instalações precárias. A situação motivou a criação de uma notícia de fato direcionada às secretarias municipal e estadual de Saúde, exigindo soluções urgentes.

O propósito do documento, assinado pelo promotor de Justiça Vinícius Ribeiro de Souza, é a apuração das irregularidades e posterior resolução dos problemas.

”As secretarias de saúde serão oficiadas para que apresentem informações a respeito dos problemas encontrados na UPA e quais medidas serão adotadas para a solução, em vista da urgência das demandas. É importante lembrar, inclusive, que houve vultoso investimento público para a construção e inauguração dessa unidade de saúde, não sendo correto que a falta de manutenção ocasione uma interrupção desse serviço à população e até mesmo o desperdício do erário público”, comentou o promotor.

Um dos principais problemas da vistoria foi a ausência de qualquer ambulância à disposição da unidade. O gerador de energia disponível também estava inoperante, deixando o espaço à mercê de oscilações ou falhas no fornecimento elétrico. Item de suma importância, o “respirador” (ventilador mecânico) também apresentava defeito, sem previsão de conserto. No caso do microscópio do laboratório, uma das lentes necessitava de substituição.

O estado dos colchões também era delicado, com os itens apresentando alto grau de degradação. A inoperância por defeito foi o diagnóstico para a máquina de raio-X. Já na sala de emergência e na recepção foram constatados defeitos nos aparelhos e ausência de ar-condicionado. Os banheiros, por sua vez, careciam de assentos e alguns até estavam completamente interditados.

A UPA não dispunha de sistema de câmeras de segurança, além de contar com um número insuficiente de vigias. Por fim, também foi observada falha na acessibilidade, com ausência de rampa na entrada e no acesso.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.