*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Amazonas Energia informou, nesta quinta-feira (22), que o extremo calor tem provocado um aumento significativo no consumo de energia elétrica em Manaus e na região metropolitana, incluindo os municípios de Presidente Figueiredo, Iranduba e Manacapuru. Na última terça-feira (20), foi registrado um recorde de consumo na região, atribuído à intensa onda de calor que afeta o Amazonas.
De acordo com a concessionária, a combinação de calor intenso, seca dos rios e queimadas está gerando uma sensação térmica superior às médias históricas, levando a região Norte a atingir um consumo recorde de 8.322 MW médios, conforme dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Esse valor superou o recorde anterior de 8.322 MW médios, registrado em 8 de agosto de 2023.
Apesar do aumento no consumo, a Amazonas Energia garante que não há risco de apagão em Manaus. No dia 20 de agosto, a capital e sua região metropolitana registraram um consumo de 1.731,91 MW, muito próximo do recorde histórico de 1.748 MW, ocorrido em outubro de 2023.
A concessionária também informou que o ONS já está adotando medidas preventivas, como o acionamento de usinas termoelétricas, para assegurar o fornecimento de energia por meio do Sistema Interligado Nacional (SIN). Além disso, orientou os consumidores a utilizarem a energia elétrica de forma consciente, especialmente nos horários de pico, entre 13h30 e 15h30, e das 19h30 às 22h30.