*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) reuniu-se, nesta sexta-feira (16), com a Voepass para discutir as medidas a serem adotadas para garantir a normalidade das operações da empresa após o acidente ocorrido em 9 de agosto, em Vinhedo (SP). Após ter priorizado a assistência às famílias das vítimas, a Anac iniciou uma operação assistida com o objetivo de assegurar que a Voepass continue prestando seus serviços em condições adequadas.
O gerenciamento da segurança na aviação civil é uma atividade contínua, realizada regularmente pelos órgãos que integram o sistema de aviação brasileiro. As operadoras aéreas, incluindo a Voepass, são obrigadas a enviar dados constantes de desempenho de suas frotas à Anac, o que abrange reportes sobre interrupções mecânicas, indisponibilidades de aeronaves ou problemas operacionais.
Diante do contexto atual, após o acidente, e considerando os fatores humanos envolvidos, a Anac considera crucial intensificar a vigilância contínua e o monitoramento dos serviços prestados pela Voepass. Durante a reunião, foram estabelecidos parâmetros específicos para evitar anormalidades nas operações da companhia.