*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Uma operação policial resultou na apreensão histórica de aproximadamente 4,3 toneladas de cocaína em uma área rural no município de Benjamin Constant (distante 1.121 quilômetros de Manaus). Essa apreensão é a maior já registrada no Amazonas, causando um prejuízo estimado de R$ 330 milhões aos traficantes. Dois homens foram presos, um deles identificado como o líder do grupo criminoso.
De acordo com a delegada Mayara Magna, da 51ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Benjamin Constant, a operação teve início em fevereiro, após a equipe receber denúncias sobre a existência de um depósito de drogas na região do Alto Solimões, uma conhecida rota do tráfico. No entanto, inicialmente, a localização exata do depósito era desconhecida.
“Nossa equipe trabalhou intensamente para descobrir a existência de um depósito de drogas em uma área de mata, mas não sabíamos a localização precisa. Após um relatório, conseguimos identificar a área, e a operação começou no dia 2 de agosto. As equipes policiais alteraram suas rotas e finalmente conseguiram chegar ao depósito de drogas”, explicou a delegada.
As drogas estavam sendo armazenadas no local devido à estiagem, e seriam distribuídas após o período de seca. Para chegar ao esconderijo, as equipes policiais precisaram caminhar por mais de cinco horas.