Search
booked.net
Search
Close this search box.

Netinho ganha bronze no taekwondo olímpico e garante terceira medalha do País na modalidade

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

Edival Pontes, conhecido como Netinho, garantiu nesta quinta-feira a primeira medalha do Brasil no taekwondo desde os Jogos Olímpicos do Rio-2016. Nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, o atleta brasileiro conquistou a medalha de bronze na categoria até 68 kg ao derrotar o espanhol Javier Pérez Polo por 2 rounds a 1. Este é o terceiro pódio do Brasil na história do taekwondo olímpico e a 16ª medalha do país na competição em Paris.

Antes de Netinho, o Brasil havia subido ao pódio no taekwondo com Natália Falavigna (até 67 kg) em Pequim-2008 e Maicon Siqueira (mais de 80 kg) no Rio-2016. Netinho chegou à disputa pelo bronze após ser derrotado por Zaid Abdul Kareem, da Jordânia, mas garantiu a vaga para a luta pelo terceiro lugar quando seu algoz avançou para a final da categoria. Na repescagem, Netinho venceu Hakan Reçber, da Turquia, o mesmo adversário que o eliminou na Olimpíada de Tóquio em 2021.

“Foi muito difícil. Desde o começo, na Paraíba, sempre foi difícil o apoio ao esporte. O Nordeste tem muitos talentos, no boxe, na luta, mas não tem para uma coisa tão legal como o taekwondo. Graças a Deus estou em uma boa equipe, sempre representando João Pessoa, minha Paraíba. Não tenho palavras para dizer o quanto amo aquela terra”, disse Netinho em entrevista à TV Globo após a conquista do bronze.

No combate decisivo, o primeiro round foi bastante equilibrado, com Netinho ficando atrás após um golpe no tronco, mas ele se recuperou com um chute na cabeça de Polo, empatando em 3 a 3. No segundo round, o espanhol começou melhor, acertando golpes na cabeça e no tronco de Netinho, vencendo o assalto por 6 a 4.

No terceiro e decisivo round, Netinho manteve a calma e dominou a luta, aplicando dois chutes no tronco de Polo e abrindo uma vantagem de 4 a 0. Na reta final, ele seguiu a estratégia da comissão técnica, optando por segurar a luta e esquivar dos ataques do adversário. Mesmo recebendo três punições, Netinho conseguiu garantir a vitória por 4 a 3 e conquistou a medalha de bronze para o Time Brasil.

Esta foi a segunda participação olímpica de Netinho, que competiu nos Jogos de Tóquio, onde foi eliminado nas oitavas de final. Ele também é bicampeão Pan-Americano, tendo conquistado o ouro individual em 2019 (até 68 kg) e em 2023 por equipes. Natural da Paraíba, Netinho começou no esporte aos cinco anos, inicialmente no futebol, mas aos sete anos se apaixonou pelo taekwondo e pela arte marcial.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.