*Da Redação Dia a Dia Notícia
Depois de 28 anos, a seleção masculina de vôlei estreou em uma Olimpíada com derrota. O Brasil começou Paris-2024 neste sábado (27) perdendo para a Itália por 3 a 1, atual campeã mundial. A seleção de Bernardinho volta à quadra contra a Polônia, a líder do ranking mundial, na quarta-feira (31).
A seleção brasileira vinha de uma sequência de seis estreias seguidas com vitórias em Jogos Olímpicos. Foram dois triunfos contra a Austrália, dois contra a Tunísia, um contra o Egito e um contra o México. A última derrota na primeira partida havia sido para a Argentina na Olimpíada de Atlanta-1996.
Ao menos, o Brasil venceu um set. Isso porque nesta Olimpíada, o torneio tem novo formato. A primeira fase conta com três grupos com quatro equipes cada, em Tóquio-2020, eram dois grupos com seis seleções. E estarão classificados às quartas de final os dois primeiros colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros lugares.
E depender da classificação pelos critérios do terceiro lugar é arriscado. Na próxima quarta-feira, a seleção do técnico Bernardinho enfrenta a Polônia (na terça-feira, a Itália enfrenta o Egito).
A Polônia enfrentou o Brasil em 43 ocasiões desde 2006, com vantagem dos brasileiros: 26 triunfos contra 17. Mas, nas últimas dez partidas, os poloneses venceram sete. O país europeu também levou a melhor nas finais dos Mundiais de 2014 e de 2018, na semifinal do Mundial de 2022 e na fase final da Liga das Nações deste ano. Em Jogos Olímpicos, será o primeiro confronto desde a vitória do Brasil por 3 a 0 em Pequim-2008.
O Brasil está no grupo B, que tem os três times que venceram as últimas nove edições do Mundial da modalidade (de 1990 para cá): o Brasil, a Itália e a Polônia.