Search
booked.net
Search
Close this search box.

Amazonas registra seca mais severa do Brasil no mês de junho, aponta ANA

Foto: Bruno Kelly/Reuters
Foto: Bruno Kelly/Reuters

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

O Amazonas registrou a condição de seca mais severa do Brasil em junho, com 5% do território enfrentando seca extrema, conforme dados divulgados nessa terça-feira (23) pelo Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). A área com seca grave no estado aumentou de 28% para 37%, representando a condição mais severa desde março deste ano, quando 40% do estado estava em seca grave. Esses dados indicam um agravamento significativo na situação hídrica do Amazonas.

Embora a área afetada pela seca no estado tenha diminuído de 100% para 95% entre maio e junho, esta é a menor extensão de seca registrada desde setembro de 2023. No entanto, a intensidade do fenômeno aumentou.

Foto: Bruno Kelly/Reuters
Foto: Bruno Kelly/Reuters

No panorama nacional, enquanto a seca se abrandou em três estados – Mato Grosso, Pará e Roraima – o Amazonas, junto com outros oito estados, viu a intensificação do fenômeno. O Norte do Brasil registrou a maior intensidade de seca, com 2% da região em seca extrema e 20% em seca grave. O Centro-Oeste também continua severamente afetado, com 86% da região enfrentando seca.

Entre maio e junho, a área com seca no Brasil aumentou de 5,83 milhões para 5,96 milhões de km², cobrindo 70% do território nacional. Apesar da redução na extensão geral da seca no Amazonas, o estado lidera no país em termos de área afetada. A intensificação da seca tem um impacto significativo nos rios da região, essenciais para o transporte fluvial.

Os rios, principais vias de transporte no estado, podem sofrer as consequências da diminuição do volume de água, afetando diretamente o transporte de mercadorias e o abastecimento local. No entanto, ainda é possível a navegação de grande porte. No Porto de Manaus, banhado pelo Rio Negro, a profundidade é de 25,71 metros nesta quarta-feira (22), mesma marca registrada no mesmo dia de 2023.

A estiagem e a seca no estado podem ser ainda mais fortes do que as ocorridas em 2023. De acordo com dados da Defesa Civil do estado, 150 mil famílias podem ser afetadas.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.