*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Enquanto investigam o tiroteio no comício do ex-presidente Donald Trump hoje na Pensilvânia, algumas autoridades já estão se referindo ao incidente como um atentado direcionado ao candidato e demonstraram repúdio ao que chamam de violência política. Partidários e adversários de Trump usaram as redes sociais para repercutir o episódio
Em manifestação pelo perfil da presidência dos EUA no X, o presidente americano Joe Biden confirmou que o incidente com Trump foi um tiroteio e também lamentou o ocorrido.
“Fui informado sobre o tiroteio no comício de Donald Trump, na Pensilvânia. Estou aliviado em saber que ele está seguro e bem”, diz a postagem no perfil da presidência dos EUA no X, ex-Twitter.
“Estou rezando por ele, sua família e todos aqueles que estavam no comício, enquanto aguardamos mais informações. Jill e eu somos muito gratos ao Serviço Secreto americano por mantê-lo em segurança. Não há lugar para esse tipo de violência na América. Devemos nos unir como nação para condená-la”, completou.
O presidente Lula repudiou neste sábado (13) o que classificou de atentado contra o ex-presidente Donald Trump. Ele considerou o ato como “inaceitável”.
“O atentado contra o ex-presidente Donald Trump deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política. O que vimos hoje é inaceitável”, declarou o presidente nas redes sociais.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse neste domingo (14), que só “pessoas de bem e conservadoras sofrem atentados”. Deu a declaração ao ser questionado por jornalistas sobre o ataque sofrido pelo ex-presidente dos EUA Donald Trump (Republicano) durante comício no sábado (13.jul) em Butler, na Pensilvânia.
“Somente pessoas conservadoras sofrem atentados. Já reparou? […] Os atentados são contra as pessoas de bem e conservadores”, disse Bolsonaro.
O ex-presidente do Estados Unidos Barack Obama emitiu uma declaração sobre o ocorrido: “Não há absolutamente nenhum lugar para a violência política em nossa democracia. Embora ainda não saibamos exatamente o que aconteceu, todos devemos nos sentir aliviados pelo fato de o ex-presidente Trump não ter se ferido gravemente e aproveitar este momento para nos comprometer novamente com a civilidade e o respeito na nossa política. Michelle e eu desejamos a ele uma rápida recuperação“, disse. A publicação compartilhada no X foi repostada por Michelle Obama.