*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Uma Unidade Básica de Saúde (UBS), instalada no Assentamento Monte, na Zona Rural de Lábrea, interior do Amazonas, oferta atendimento médico por teleconsulta. O serviço on-line e gratuito visa atender a população que mora em localidades de difícil acesso em épocas alternadas do ano, como no período de estiagem.
A iniciativa faz parte de um projeto que tem como objetivo otimizar o trabalho da equipe da saúde da família, que atende a população de comunidades rurais. Pessoas que antes levavam cerca de oito dias para chegar a sede do município para receber consulta, agora serão atendidas via internet.
“Nesse momento em que nós vamos passar por uma estiagem, onde fica complicado a navegação, com essa ferramenta do teleconsulta nós vamos poder chegar mais perto das famílias que moram em comunidades rurais distantes da sede do município”, explicou o prefeito de Lábrea, Gean Barros.
A primeira UBS instalada para o projeto fica localizada a mais de 100 quilômetros da sede de Lábrea, fazendo divisa com o estado do Acre. Somente este posto atenderá cerca de 2 mil pessoas
“Uma mãe teria que andar em torno mais ou menos de 80 ou 90 quilômetros com uma criança recém-nascida pra receber vacinação em Boca do Acre, com o posto, isso pode melhorar muito”, destacou o presidente da Associação de Moradores do Assentamento Monte, José Valdir de Souza.
No posto, com o sistema de teleconsulta, os pacientes contarão com o auxílio de um técnico, para receber o atendimento com um profissional médico.
“Eu acho que isso acaba com a angústia dos moradores. A partir de agora, eu acredito que a gente pode melhorar o atendimento cada vez mais”, disse José Valdir de Souza.
O projeto já está em andamento e prevê a entrega, ao todo, de cinco unidades até o fim do mês de julho de 2024. Todas deverão conter internet via satélite e equipamentos de áudio e vídeo para consultas.
A estimativa com a contrução dos postos é que cerca de 15 mil pessoas recebam teleconsulta médica.