*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O livro “O que é jornalismo econômico?”, escrito pelas jornalistas Cristiane Barbosa, Eduarda Ono e Nicolle Brito, foi lançado recentemente pela Editora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A obra oferece uma introdução ao jornalismo financeiro, abordando sua origem, características e linguagem, e proporciona uma visão geral das principais pautas econômicas no Amazonas e no Brasil. Disponível para compra no site da Amazon, o livro também pode ser encontrado no formato de áudio-book na plataforma Spotify, como parte da “Coletânea Jornalismo Especializado”.
Segundo Cristiane Barbosa, doutora em Ciências da Informação, que atua como docente na Faculdade de Informação e Comunicação da Ufam (FIC/Ufam), a ideia de uma obra como essa é antiga, pois atuou como editora e repórter de Economia há muitos anos, pois atuou como repórter e editora de Economia em jornais e revistas e sempre viu a necessidade de melhor explicar sobre a área para acadêmicos e profissionais.
“Ao ministrar a disciplina de Jornalismo Especializado na Ufam, sempre me deparei com a escassez de materiais que abordassem a área de economia no jornalismo de forma introdutória, com a Amazônia como destaque, por isso esta obra é de grande relevância para aproximar ainda mais o público interessado do jornalismo especializado”, revelou a jornalista, destacando que para a realização da obra, o apoio do editor e diretor da Edua, Sérgio Freire, foi crucial.
Eduarda Suily também destaca sobre o impacto da obra para o mercado. “Queremos que por meio deste trabalho, essa área do jornalismo tão temida pelos dados e números, possa ser desmistificada. Assim, os estudantes de comunicação e demais interessados conseguem conhecer mais sobre a especialidade e sua importância para o cenário atual”, afirmou a jornalista e coautora Eduarda.
Para discutir como a cobertura acontece na prática, a obra conta com um capítulo dedicado a uma entrevista exclusiva com um jornalista especializado em economia, Rodrigo Araújo, atual editor da Templários Portugal.
A coautora Nicolle Brito ressaltou que a decisão de consultar um nome de relevância na área especializada, partiu da urgência de aproximar o leitor ao especialista. Assim, o material serve como uma série de conselhos para quem ingressa no mercado ou se interessa pelo assunto.
“A escolha de fazer a entrevista, veio não apenas da necessidade de prover mais insights sobre o assunto, mas também nessa tentativa de criar uma relação mais íntima entre o leitor e o entrevistado, já que ele usa uma linguagem mais simples e carregada de exemplos lúdicos”, ressaltou ela.
A expectativa é de que o lançamento oficial ocorra na FIC/Ufam neste mês de julho, junto à comunidade acadêmica e interessados.