*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Com o tema “Cultura – Triunfo do Povo”, o boi-bumbá Caprichoso leva o 26º título e é tricampeão do 57º Festival Folclórico de Parintins (distante 430 quilômetros de Manaus). Os camisas azuladas levaram para o curral Zeca Xibelão o terceiro título consecutivo, fazendo a festa da torcida azulada. O item “Alegoria” deu a vitória do boi Caprichoso na primeira noite do Festival, com 9,9 – 9,9 – 9,9, contra 9,9 – 9,8 – 9,9 do boi Garantido.
Neste último final de semana de junho, os olhos do mundo estarão voltados para a Ilha Tupinambarana, também conhecida como Parintins, no coração do Amazonas. A cidade se tornou o epicentro de uma das maiores celebrações culturais do Brasil, recebendo visitantes de todos os cantos do planeta para assistir ao duelo entre os bumbás Caprichoso e Garantido durante as três noites do evento. Apontado como “o maior festival de todos os tempos”, a 57ª edição do Festival Folclórico de Parintins é marcada pela intensa competição.
Primeira noite
Na abertura do 57º Festival de Parintins, na sexta-feira (28), o Boi Caprichoso encantou o público com o tema “Cultura – O Triunfo do Povo” e o subtema “Raízes: O Entrelaçar de Gentes e Lutas”. O espetáculo destacou as tradições e a história do boi-bumbá azul, emocionando os espectadores. O evento, organizado pelo Governo do Amazonas, aconteceu até domingo (30).
O presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, expressou otimismo e destacou o árduo trabalho realizado nos últimos meses, esperando surpreender o público nas três noites do festival.
Segunda noite
O Boi-Bumbá Caprichoso abriu a segunda noite do 57º Festival de Parintins, neste sábado (29), exaltando os povos indígenas e ribeirinhos com o tema “Tradições: O Flamejar da Resistência Popular”. O Touro Negro encantou o público com alegorias surpreendentes, mesclando toadas novas e antigas. O Festival de Parintins é organizado pelo Governo do Amazonas e ocorreu até domingo (30).
Neste ano, o bumbá azul busca o título de tricampeão. O presidente da agremiação, Rossy Amoedo, está otimista e destacou que as duas noites de apresentação seguiram conforme planejado, reforçando o trabalho árduo dos últimos meses.
Terceira noite
O Boi Caprichoso fechou a última noite do 57º Festival de Parintins, organizado pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, no domingo (30). O tema apresentado, “Saberes: O Reflorestar das Consciências”, trouxe um apelo contundente em favor da proteção da floresta e dos povos originários.
Ericky Nakanome, presidente do Conselho de Artes do Caprichoso, fez um balanço positivo das apresentações das duas últimas noites, afirmando que o que foi levado para a arena superou as expectativas.