A alimentação é fator chave para o desenvolvimento da criança, e uma alimentação inadequada na infância e adolescência, além de comprometer o estado nutricional, podem levar ao risco imediato ou de longo prazo de desenvolvimento de doenças crônicas como: hipertensão, doença arterial coronariana, dislipidemias, a obesidade, o diabetes e a osteoporose.
Segue algumas dicas para os lanches trazidos de casa pelas crianças:
Os lanches devem ser compostos por alimentos saudáveis e que não necessitem de refrigeração, para evitar que estraguem. Esse cuidado evita que a criança fique doente por contaminação do lanche.
Evite enviar doces, guloseimas, salgadinhos de pacote, frituras, refrigerantes e sucos industrializados.
Sugestões para lanches das crianças:
- Cupcakes ou bolos de frutas naturais e caseiros.
- Acrescente um suco de fruta natural ou de polpa, água de coco natural.
- Frutas da época ou em geral.
- Sanduichinho natural;
- Biscoitinhos saudáveis a base de coco, feito c/ farinhas de biomassa de banana, ou de aveia entre outras ricas em fibras.
- Barrinhas de cereais com frutas ou mix de castanhas.
- Ovos Cozidos ou omeletes de forno, salgados saudáveis c/ base de mandioca e assado de forno.Aumente e varie o consumo de verduras, legumes e frutas, ofereça-os em pelo menos cinco porções diárias.
Esses alimentos são fontes de vitaminas e minerais que ajudam na prevenção de doenças e melhoram a resistência do organismo.
Alimentos gordurosos e frituras devem ser evitados, prefira alimentos assados, grelhados sem óleo e cozidos.
Estimule seu filho para que seja ativo.
Saia para caminhar com ele leve-o para andar de bicicleta, passear com o cachorro, jogar bola, fazer algum tipo de esporte.
Não deixe seu filho passar muitas horas assistindo TV, jogando videogame ou brincando no computador.
Dra: Anny Melo. Nutricionista