*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (20), na Sede do Governo, que um decreto de estado de emergência entrará em vigor dentro de 10 dias. A emergência climática será declarada em resposta à forte estiagem severa prevista para os meses de julho e agosto, que já está afetando os rios Amazonas, Juruá, Purus e Alto Solimões.
“Como já baixou muito, o Solimões inclusive, está bem abaixo do mesmo período do ano passado, a gente já aprecia, a partir de julho, decretar essa situação de emergência para que a gente possa agilizar as ações. E da mesma forma, isso se repete nas calhas do Juruá e também do Purus”, destacou o governador.
Com o baixo nível dos rios, o governador informou que o estado se adiantou nas medidas preventivas para conter os impactos e assegurar água potável, alimentação, navegabilidade e saúde básica. Na próxima semana, iniciam dragagens emergenciais nos rios, principalmente no Rio Madeira.
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) é responsável pelo monitoramento e combate ao desmatamento, e as ações estão sendo coordenadas de forma conjunta com outros órgãos.