Search
booked.net
Search
Close this search box.

Rússia começa a produzir 1º lote de vacina contra a Covid-19

As autoridades têm planos de iniciar uma vacinação em massa em outubro. Segundo o governo russo, mais de 20 países já encomendaram o produto
Russian President Vladimir Putin chairs a meeting with members of the government via video link at the Novo-Ogaryovo state residence outside Moscow, Russia August 11, 2020. Sputnik/Aleksey Nikolskyi/Kremlin via REUTERS ATTENTION EDITORS - THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY.

Quatro dias após anunciar o registro da primeira vacina contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, a Rússia informou, neste sábado (15/8), que o País já iniciou a produção do primeiro lote da imunização.

Segundo o ministro da Saúde da Rússia, Mikhail Murashko, a vacina está sendo fabricada com a supervisão do Centro Nacional Gamaleya de Epidemiologia e Microbiologia.

Apesar da grande expectativa, o anúncio causou estranheza na comunidade científica. A velocidade do desenvolvimento da vacina e a falta de informações técnicas despertaram críticas até mesmo da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O presidente russo, Vladimir Putin (foto em destaque), descarta qualquer risco e garante a eficácia.

Segundo a entidade, a vacina russa ainda estava na fase 1 do processo. Para desenvolver uma imunização, são necessárias três etapas. A OMS quer ter acesso aos dados da pesquisa para avaliar a eficácia e segurança da imunização para aprová-la.

O Brasil vai participar da fase 3 dos estudos clínicos. Serão 2 mil participantes, com voluntários da própria Rússia, dos Emirados Árabes, da Arábia Saudita e do México.

Registrada de Sputnik V, em homenagem ao primeiro satélite a orbitar a Terra, até agora, pouco se sabe a respeito dos resultados de maneira científica, apenas o que o governo russo divulgou por meio de sua comunicação oficial. Segundo as autoridades, a imunização não apresentou efeitos colaterais graves e gerou anticorpos.

As autoridades russas dizem que testaram a vacina em voluntários no hospital militar Burdenko, mas não informaram quantas pessoas foram submetidas e os detalhes, como informações sobre quanto duraria a resposta imune ou o tipo de proteção que a vacina oferece.

As autoridades disseram que têm planos de iniciar uma vacinação em massa em outubro. Segundo o governo russo, mais de 20 países já encomendaram doses da vacina.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.