*Da Redação Dia a Dia Notícia
O ex-BBB Matteus Amaral foi acusado de fraudar cota racial, ao se declarar preto, em vestibular. Nesta sexta-feira (14), o colunista Gabriel Perline, da Contigo!, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) confirmou que o gaúcho usou a Lei de Cotas para ingressar no curso de Engenharia Agrícola.
Matteus, vice-campeão do BBB 24, se autodeclarou uma pessoa preta para ingressar no vestibular ao curso. O comunicado da instituição de ensino alega:
“Em relação ao ingresso pelas cotas, é importantíssimo ficar claro que, naquela época, de acordo com a Lei de Cotas de 2012, o único documento exigido para a inscrição nas cotas era a autodeclaração do candidato”.
Matteus ainda não se pronunciou sobre a suposta fraude racial no Instituto Federal Farroupilha. Em um story postado pelo próprio ex-BBB, sua mãe aparece falando sobre a situação e “dá de ombros” para a polêmica.
“Já ouvi dizer que isso aí não dá nada, se eu me declarei negra, sou negra”, disse a mulher.
“Também é fundamental esclarecer que a política nacional de cotas foi sendo aperfeiçoada com o tempo, principalmente em razão de denúncias de possíveis fraudes terem surgido em várias instituições, várias delas recebendo ampla cobertura midiática. Um dos mecanismos implantados é a heteroidentificação, adotada pelo IFFar desde as seleções realizadas em 2022 para ingresso em 2023. Atualmente, cada campus do IFFar possui uma comissão composta por três pessoas titulares e duas suplentes que atua em todos os processos de seleção dos estudantes”, finalizou a instituição.