*Da Redação Dia a Dia Notícia
Após a repercussão de que o nome de deputado federal Sidney Leite (PSD) estaria sendo cotado para ser o vice de David Almeida (Avante), a lei eleitoral mostra que o parlamentar não pode ocupar o posto por atualmente está com seu título em Maués, a 276 quilômetros de Manaus, onde possui seu maior reduto eleitoral. Esse impedimento tira Leite do jogo político como indicação do senador Omar Aziz (PSD). Informações de bastidores apontam que o vice ideal para o grupo de Almeida ainda é o ex-secretário da Seminf Renato Jr, porém, outros estão sendo “testados”, como é o caso do deputado federal Saullo Vianna (UB).
Com o título em Maués, Sidney Leite estaria impedido pela Justiça Eleitoral de vir a candidato a vice-prefeito de David Almeida. Caso pudesse ocupar o cargo, o político seria um aliado de Omar Aziz na prefeitura de Manaus, que faz grande pressão em Almeida. O senador é um dos maiores aliados do presidente Lula (PT) e possui prestígio e influência na esfera federal.
Informações apontam que Omar pretende voltar a ser governador do Amazonas e, pensando nesta hipótese, estaria fazendo pressão para indicar um vice, para futuramente ter a máquina da prefeitura ao seu dispor no próximo pleito que acontece em 2026.
Outro nome apontado como um possível vice para David, seria o deputado federal Saullo Vianna (UB), que apesar de ser do mesmo partido que o governador Wilson Lima, tem se mostrado aliado de Almeida.
Recentemente, foi ele quem indicou Jender Lobato, ex-presidente do Boi Caprichoso, para assumir a Fundação Municipal de Cultura, Eventos e Turismo (Manauscult). Em 2020, Saullo Vianna e Jender Lobato foram alvos de uma operação da Polícia Federal por fraude em licitação para fornecimento de transporte escolar no município de Presidente Figueiredo, a 126 quilômetros de Manaus.
Renato Junior (Avante), da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), também tem se mostrado um forte nome para ocupar o posto de vice-prefeito. Recentemente, ele foi exonerado da pasta e regularizou pendências com o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), ficando assim apto para concorrer nas eleições deste ano.
A regularização das pendências ocorreu em um momento estratégico para a campanha de reeleição de David Almeida. Informações apontam, que o prefeito também estaria interessado em formar uma chapa puro sangue com um candidato do Avante.
A ex-secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe também está entre os nomes especulados para disputar o pleito deste ano ao lado do atual prefeito, que tenta a reeleição.
Leia mais:
Cotados para ser vice de David Almeida, Renato Júnior e Shádia Fraxe são exonerados de secretarias