*Exclusivo da Redação do Dia a Dia Notícia
Os novos abrigos de ônibus que estão sendo instalados em Manaus na gestão do prefeito David Almeida (Avante), amplamente criticados pela população usuária do transporte público, são mobiliários urbanos da empresa Kallas Mídia, única empresa que concorreu à licitação concedente dos espaços em toda a cidade.
Conforme publicação da empresa, são mais de 325 abrigos de ônibus, 272 painéis digitais e 25 relógios, espalhados em pontos que a Prefeitura de Manaus concedeu para exploração de receita comercial e publicitária pela Kallas Mídia, a qual passou a ser responsável pela “criação, confecção, instalação, recuperação e manutenção” dos mobiliários.
De acordo com a ata do pregão presencial nº 14/2023 da Comissão Municipal de Licitação (CML), a empresa, também nomeada All Space Propaganda e Marketing LTDA, apresentou como proposta de pagamento à Prefeitura de Manaus, pelo uso do espaço público, de 5% da receita líquida obtida pela Kallas Mídia no período de um ano.
A mesma empresa também foi a vencedora, e única concorrente, do pregão presencial nº 12/2023 da CML, que concedeu espaços para implantação de equipamentos de informação turística. Nesse caso, a empresa propôs o pagamento de R$ 896.777,50 para a Prefeitura.
A All Space Propaganda e Marketing é uma empresa sediada no município de Barueri, interior de São Paulo, com filiais espalhadas pelo Brasil. Com capital social de R$ 2,75 milhões, seus sócios listados no site da Receita Federal são Luiz Roberto Rached Esper Kallas, Conrado Moreira Kallas, Rodrigo Moreira Kallas, Federico Maria Lancieri e Eny Sumie Tsutsumi Kallas.
Além dos abrigos de ônibus, painéis e relógios digitais, a Kallas Mídia também possui espaços de publicidade no Aeroporto Eduardo Braga e no Porto de Manaus.
Críticas e reclamações
Nas redes sociais, usuários de ônibus reclamam sobre a estrutura das novas paradas de ônibus, que não apresentam soluções efetivas de cobertura contra chuva e sol aos passageiros. “Uma parada preta e de metal numa cidade de sol ardido e intenso; uma para de telhado curto numa cidade de chuvas torrenciais. O povo que se lasque”, comentou um internauta.
Essa é a nova parada de ônibus de Manaus. É impressionante como só pensam no Marketing e não nas pessoas.
Uma parada preta e de metal numa cidade de sol ardido e intenso;
Uma parada de telhado curto numa cidade de chuvas torrenciais.O povo que se lasque. pic.twitter.com/Fv1FAsF3fg
— Rodrigo Dias (@rodrigovdias) April 7, 2024
Horas depois, uma foto publicada pelo mesmo cidadão mostra a ineficácia do novo mobiliário em momento de chuva, com o chão visivelmente molhado sob o teto da parada de ônibus localizada na avenida Ephigênio Salles.
Contrariando as observações, o perfil da Prefeitura de Manaus respondeu alguns comentários com o texto: “Os abrigos possuem uma tecnologia moderna, com ampla ambientação, vários assentos, protetor de vidro, iluminação Led e uma proteção contra a chuva e o vento”.
Outros comentários negativos ressaltam que os novos abrigos são avistados em áreas consideradas “nobres” na cidade, enquanto em bairros periféricos o passageiro precisa lidar com pontos que sequer possuem banco ou cobertura adequados. “Vou enviar umas fotos de locais que o ponto é a placa pendurada no poste, o banco é uma pedra e a “cobertura” são os “gatos” dos fios”, disse uma pessoa.
O vídeo de uma internauta alcançou mais de 52 mil visualizações no Tiktok, no qual ela comenta sobre os novos abrigos e envia um recado ao prefeito David Almeida: “Senhor prefeito, que parada de ônibus é essa vermelhinha que tá estreando aí com o símbolo K? Bateu uma chuvinha, a pessoa sai encharcada, um pouquinho de sol, a pessoa já frita”.