*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) divulgou nesta quinta-feira (6) o 3º Alerta de Cheias do Amazonas, confirmando baixas probabilidades de cheias severas nos rios Negro, Solimões e Amazonas. Esta divulgação marca a última do período de cheias da região, que começou em outubro de 2023 e se estende até agosto de 2024.
Os dados, provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional, reúnem informações dos sistemas de alerta nas cidades de Manaus (Rio Negro), Manacapuru (Rio Solimões), Itacoatiara (Rio Amazonas) e Parintins (Rio Amazonas). De acordo com o SGB, cerca de 8 milhões de pessoas residem em 84 cidades da região.
Para Manaus (Rio Negro), a previsão aponta uma cheia média de 26,88 metros, abaixo da cota de alerta de 27 metros, com uma probabilidade de 52% de ultrapassar essa cota e atingir uma máxima de 27,38 metros. Na região metropolitana, monitorada pelo sistema de Manacapuru (Rio Solimões), a cota média prevista é de 17,79 metros, com uma máxima de 18,22 metros, ligeiramente acima da cota de alerta de 17,70 metros.
No sistema de Itacoatiara (Rio Amazonas), a previsão média é de 12,40 metros e a máxima de 12,64 metros, indicando uma situação abaixo da normalidade, com menos de 1% de probabilidade de inundação severa. Para Parintins (Rio Amazonas), a média prevista é de 7,17 metros, com uma máxima de 7,29 metros, bem abaixo da cota de alerta de 8 metros.