*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Um homem de 23 anos foi preso nessa sexta-feira (31) por estuprar e ameaçar uma criança durante três anos em São Paulo de Olivença (distante 991 quilômetros de Manaus). Conforme o delegado Fernando Damasceno, da 52ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), as investigações começaram na terça-feira (28) após a mãe da vítima registrar um Boletim de Ocorrência (BO). A mãe relatou que sua filha revelou naquele dia ter sido abusada sexualmente pelo indivíduo desde os 9 anos, mas não denunciou antes por ser constantemente ameaçada pelo agressor.
Segundo o delegado, a adolescente foi ouvida em escuta especializada e confirmou os abusos. Ela também foi submetida a exame de corpo de delito na terça-feira, que confirmou a prática de conjunção carnal recente. Dias antes da denúncia, a tia da vítima flagrou o indivíduo tentando praticar o crime novamente. Apesar de morarem na mesma residência, a vítima e o agressor não têm nenhum grau de parentesco, mas a proximidade levou à representação pela prisão preventiva dele.
O delegado informou que o suspeito é conhecido por praticar furtos na cidade, e durante sua prisão foram encontrados vários objetos provenientes de crimes. O homem responderá por estupro de vulnerável e ficará à disposição da Justiça.
Onde denunciar?
Para denunciar casos de violência sexual contra crianças e adolescentes ou outras violações de direitos, a população pode entrar em contato com o serviço de Disque Denúncia da Semasc, da Prefeitura de Manaus, ligando para os números 0800 092 6644, 0800 092 1407 ou discando 100.
Já na esfera estadual, o Amazonas possui diversos canais de denuncias como o disque 100; a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), localizada na avenida Via Láctea, bairro Morada do Sol, em Manaus; os telefones (92) 3667-7740/32367740; a Secretaria Executiva de Direitos da Criança e Adolescente, no bairro Adrianópolis; e o endereço eletrônico [email protected].
Leia mais: Mais de 200 crianças e adolescentes foram vítimas de exploração sexual no Amazonas em 2023