*Franciane Silva – Da Redação Dia a Dia Notícia
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) irá realizar vistoria no Instituto de Mobilidade Urbana de Manaus (IMMU) com o objetivo de avaliar as políticas públicas para acessibilidade em terminais e estações de ônibus na capital. A informação consta no Diário Oficial Eletrônico do TCE da quinta-feira (16).
Na portaria nº 126/2024, a presidente do TCE-AM, a conselheira Yara Lins, designou dois servidores da Corte de Contas para realizar a vistoria.
No documento, consta que a inspeção deve ocorrer no período de 17 de junho a 5 de julho deste ano.
Falta de acessibilidade
Em entrevista ao Dia a Dia Notícia, o cadeirante Johnes Henrique, que já utilizou do transporte público de Manaus, relatou que nos terminais a realidade está longe de uma plena acessibilidade.
“No terminal temos uma realidade um pouco mais acessível, mas bem longe de uma plena acessibilidade. Pois, por exemplo, na estação de integração localizada na Torquato Tapajós, ela fica no meio da avenida e para acessa-la precisamos subir uma passarela, que é bem alta, que dispõe uma rampa. Porém, é super íngreme e acaba oferecendo um risco enorme ao cadeirante”.
Para acessar a estação em questão, é disponibilizada uma escada e um elevador, mas que em algumas situações não está em pleno funcionamento.
Além disso, Johnes destacou a falta de acessibilidade nas paradas de ônibus, que em muitos lugares não possuem rampas.
“Acessibilidade nas paradas de ônibus é realmente algo que não tem muito, pelo fato de que a maioria das paradas ficam em calçadas perto de casas ao qual os próprios moradores fazem essa calçada e nunca é do tamanho padrão ou acessível ao cadeirante. Ou seja, é alta e não tem rampas de acessibilidade”, completou.
Conforme reportagem divulgada pelo portal Amazonas Atual em abril deste, elevadores presentes nas estações de transferência de ônibus em alguns pontos da cidade, apesar de estarem com boa aparência, estão danificados e em alguns casos estão sendo utilizados como depósito de lixo.
Como é o caso dos dois elevadores presentes na estação de transferência Parque das Nações chamada de E4, localizada na avenida Max Teixeira, zona Norte de Manaus, que apesar da boa aparência estão danificados.
Os elevadores que deveriam servir para melhorar a acessibilidade nas estações de ônibus, tem causado transtornos a população. Em fevereiro deste ano, quatro passageiros do transporte coletivo de Manaus ficaram presos no elevador de uma estação de ônibus na avenida Constantino Nery.
Em 2022 e 2023, o Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM) realizou duas blitz, uma em cada ano, para verificar a ação do poder público em relação a infraestrutura e acessibilidade em terminais, estações e paradas de ônibus.
Nas duas ocasiões, foram verificadas aparentes falhas e irregularidades estruturais de infraestrutura e acessibilidade nos locais. Mesmo com a realização das blitz, é possível notar a continuidade da degradação de falhas estruturais de acessibilidade e infraestrutura básica.