*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida, afirmou não se preocupar com pesquisas eleitorais. No entanto, por meio de seu partido Avante, ele tomou medidas legais contra todos os institutos que realizaram pesquisas eleitorais em 2024. Os processos incluem institutos tanto nacionais, como Paraná Pesquisas e CNN/Atlas, quanto locais, como Direto ao Ponto e Pontual. Até uma pesquisa eleitoral ainda não divulgada, conduzida por Edmilson Araujo Silva do Instituto EAS, está entre os processos. As informações são do Radar Amazônico.
No processo, o partido de David Almeida busca acesso ao sistema interno de coleta de dados dos institutos de pesquisa para confrontar e verificar as informações publicadas. Em todos os casos, a justiça eleitoral concedeu ao Avante o direito de acessar os dados.
Em março deste ano, David Almeida mobilizou o Avante para obter acesso aos dados da pesquisa divulgada pelo Instituto Pontual, na qual o prefeito liderava o índice de rejeição com 20%.
À exceção da Paraná Pesquisas e Direto ao Ponto, o prefeito municipal figura em segundo lugar nas demais pesquisas, logo após o deputado federal Amom Mandel (Cidadania). Conforme apurado pelo Radar, essas pesquisas eleitorais indicam também um aumento no índice de rejeição de David Almeida, que subiu de 20% para 43% no período entre março e maio de 2024.