*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Apesar de serem rivais na arena, os presidentes do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, e do Boi Garantido, Fred Góes, compartilham um ponto de vista comum. Ambos celebram a assinatura do contrato com a TV Globo para a transmissão, neste ano, do Festival de Parintins, reconhecendo que o evento alcançará um novo patamar nacionalmente. Em uma entrevista à coluna Splash do site Uol, publicada no sábado (4), o presidente do Caprichoso, Rossy Amoedo, expressou a sua satisfação, afirmando que a notícia foi recebida com grande entusiasmo em Parintins.
“Hoje, Parintins vibra com essa notícia e esse movimento envolvendo a divulgação do festival folclórico em uma escala nível máximo, que o alcance de milhões de pessoas que vão estar conhecendo e entendendo a nossa cultura. Parintins fica a 60 km, em linha reta, de Manaus. É uma ilha, ou seja, possui uma logística um tanto quanto complicada, onde um povo simples produz um grande espetáculo e imprime ali, através da sua arte, da sua cultura e do seu dom, aquilo que o povo parintinense sabe fazer de melhor, que é o Boi Bumbá” afirmou Rossy Amoedo, presidente do Boi Caprichoso.
Para o presidente do Boi Garantido, Fred Góes, a transmissão do Festival na tela da TV Globo era um sonho dos parintinenses, que está sendo realizando.
“A expectativa de uma transmissão pela Globo era um sonho dos parintinenses, dos amazonenses e do povo da nossa região. Uma população de uma diversidade étnica enorme, onde a transfiguração cultural também é muito importante. Então, a expectativa para o festival desse ano é muito grande em termos da qualidade dos nossos espetáculos. O Rossy, como um artista, vai buscar o diferencial para o boi dele. Assim como eu, também como artista, vou buscar esse diferencial que vai seguramente casar a grandiosidade e a potência que tem a Globo com a magnitude do Festival de Parintins”, completou Fréd Gés, presidente do Boi Garantido.
No dia 2 de maio, o governador Wilson Lima, anunciou que a TV Globo também vai transmitir o Festival de Parintins. A festa será transmitida pela Rede Amazônica, Multishow, Globoplay e TV Globo Internacional. Serão três dias de transmissão na integra: de 28 a 30 de junho. E terá sinal aberto para não assinantes. A TV Globo fará transmissão nos moldes do Rock In Rio.
A TV A Crítica também continuará transmitindo a festa.
Ao saber da notícia, a emissora divulgou um editorial abrindo guerra contra o governo e afirmando que ingressará na Justiça contra o contrato dos dois bois com a TV Globo. Há 11 anos a TV A Crítica detinha os direitos de transmissão.