Search
booked.net
Search
Close this search box.

Mais de 70 garimpeiros são encontrados em condição análoga à escravidão no Amazonas

Foto: Divulgação/PF

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Uma operação da Polícia Federal, em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) que se iniciou na sexta-feira (26), constatou a presença de mais de 70 garimpeiros trabalhando em situação análoga à escravidão no município de Maués, interior do Amazonas.

A Operação Mineração Obscura está sendo realizada para investigar denúncias de atividade garimpeira ilegal no município localizado no sul do estado, e resgatar trabalhadores em situação análoga à escravidão.

Após o deslocamento das equipes para o local, foi constatada na segunda-feira (29) a presença de mais de 70 garimpeiros trabalhando em condições degradantes e equiparadas à escravidão. O garimpo é realizado na modalidade de poço, onde os trabalhadores operam de forma subterrânea, desprovidos de qualquer equipamento de proteção individual.

Além disso, foi identificada a prática de servidão por dívida, evidenciando a exploração desumana dos trabalhadores.

De acordo com as investigações, tratava-se de um dos garimpos mais lucrativos de toda a América Latina, com uma produção diária superior a 6kg de ouro.

Essa ação conjunta visa não apenas coibir atividades ilegais, mas também proteger os direitos dos trabalhadores e preservar o meio ambiente. Os responsáveis pelo garimpo ilegal serão responsabilizados perante a lei, enquanto medidas serão tomadas para garantir o resgate e a assistência adequada aos trabalhadores encontrados em situação de vulnerabilidade.

A operação continua até o dia 03 de maio, data em que será divulgado balanço das ações da Polícia Federal na região.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.