*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Justiça de Diadema acolheu a denúncia apresentada pelo Ministério Público de São Paulo e tornou réu o influencer Renato Cariani pelas acusações de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e associação ao tráfico. Além dele, outras quatro pessoas foram denunciadas: Roseli Dorth, Fabio Spinola Mota, Andreia Domingues Ferreira e Rodrigo Gomes Pereira.
O influencer é acusado pela Polícia Federal de usar uma de suas empresas para falsificar notas fiscais de produtos para multinacionais da indústria farmacêutica. Contudo, os produtos eram desviados para fabricação de cocaína e crack, os quais abasteciam uma rede de tráfico internacional.
Na internet, Cariani possui mais de 7 milhões de seguidores e até então figurava como sócio da Anidrol Produtos para Laboratórios, localizada no município de Diadema, na região metropolitana de São Paulo. A PF aponta que tanto Cariani quanto Roseli tinham conhecimento e participavam diretamente do esquema.
O Ministério Público afirma que os réus “pelo menos sessenta vezes, produziram, venderam e forneceram, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, mais de doze toneladas de produtos químicos destinados à preparação de drogas”. Os valores recebidos do tráfico chegam até R$ 2,4 milhões.