*Da Redação Dia a Dia Notícia
O igarapé Água Branca, no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus, tem sofrido com impactos e poluição, devido a uma obra que está sendo executada próximo do igarapé. A mesma foi autorizada pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). Segundo informações divulgadas pelo Radar Amazônico, foi autorizada a construção de prédio comercial de dois andares no local.
O proprietário seria um homem identificado como João Ícaro Oliveira Lançoni. De acordo com o ativista ambiental Jó Farah, o barro cavado por retroescavadeiras está descendo diretamente para o igarapé.
“É uma licença destruindo tudo isso. Se esse fluxo de água for interrompido, vamos perder esse igarapé. O volume de água deve ter diminuído creio por 10 vezes. Uma obra que, aparentemente é inofensiva, está causando toda essa destruição. O órgão ambiental vê e ainda autoriza esse desmatamento”.
Informações do Radar Amazônico apontam que o proprietário da obra é sócio-administrador de uma empresa identificada como Cell Solutions, que fica localizada no Centro de Manaus.
O ativista aponta ainda que do outro lado da via, onde se encontra a obra, fica localizada a nascente do igarapé, e embaixo da avenida do Turismo há uma tubulação, que se romper, pode abrir uma cratera no local.
Ao ser procurada sobre o assunto, a prefeitura informou que a demanda será repassada para uma equipe técnica.
*As informações são do portal Radar Amazônico