*Da Redação Dia a Dia Notícia
O delegado Régis Celeghini, que assumiu o comando do 65ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Carauari há cerca de um mês, recebeu voz de prisão na quarta-feira (7) após denunciar o juiz da comarca da cidade, Jânio Tutomo Takeda, por crimes de corrupção. A determinação aconteceu durante uma inspeção na unidade policial, que foi registrada pelo delegado e publicado nas redes sociais.
Uma equipe do Poder Judiciário foi até a delegacia verificar as condições das celas e dos detidos. O juiz coordenava a ação quando foi abordado pelo delegado, que informou ao magistrado que havia feito uma denúncia no Ministério Público do Amazonas (MPAM) contra ele.
Na filmagem, o delegado chama o juiz de “um dos maiores elementos de corrupção da cidade”. Em seguida, Jânio Takeda determina a prisão de Régis Celeghini.
A denúncia feita pelo delegado aponta diversas irregularidades encontradas na unidade policial, sendo uma delas de um preso condenado pela Justiça, que está encarcerado há seis anos e usava celular livremente dentro da cela.
De acordo com o g1, Régis Celeghini não foi detido, apesar da determinação do juiz, e que ele deve retornar para Manaus.
Ainda de acordo com matéria divulgada pelo g1, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) afirmou que o desembargador Jomar Fernandes tomou conhecimento dos vídeos que envolvem o juiz Jânio Takeda e determinou a instauração de Procedimento Administrativo para investigar os fatos sob sigilo.