*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
Com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) em cassar o mandato do deputado federal Silas Câmara (Republicanos), dois ex-parlamentares podem ser beneficiados: Delegado Pablo (União) e Alfredo Nascimento (PL). Pablo exerceu a função de deputado federal entre 2019 e 2022 após ser eleito em 2018, mas não conseguiu votos suficientes no último pleito e ficou como suplente do partido. Já Alfredo Nascimento está fora da política partidária desde 2018, mas ainda atua nos bastidores como presidente estadual do Partido Liberal.
Caso seja confirmada a cassação de Silas Câmara, esgotados todos os seus recursos, não só ele como também o deputado federal Adail Filho (Republicanos) perderam o mantado. Isso porque a decisão também pediu a anulação dos votos de Câmara, fazendo com que o Republicanos ficasse abaixo dos critérios estabelecidos pela Justiça Eleitoral para ocupar vagas no legislativo federal.
Com a retotalização dos votos e o recálculo das vagas, o União Brasil e o Partido Liberal seriam os únicos beneficiados. Com a nova configuração, Capitão Alberto Neto (PL) passaria a ocupar uma cadeira com votos próprios, puxando Alfredo Nascimento por meio da distribuição de sobras.
No caso do União Brasil, o candidato natural a ocupar a cadeira seria Pauderney Avelino, terceiro mais votado da legenda em 2022 atrás de Saullo Vianna e Fausto Júnior. Contudo, Pauderney já está na Câmara para ocupar o mandato de Fausto, que se tornou secretário do governador Wilson Lima (União). Sendo assim, a cadeira fica para o suplente seguinte: o ex-deputado Delegado Pablo.