*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), homologou a licitação para contratação de empresas especializadas “na prestação de serviços de controle de acesso, de forma continuada”. Em resumo: fornecimento de agentes de portaria, segundo o Pregão Eletrônico 227/2023. O problema é que as empresas vencedoras da licitação não possuem, entre suas atribuições, credenciais para fornecer serviços de portaria.
Dividida em dois lotes, a licitação foi vencida pela Axxe Construções, Manutenção e Serviços de Limpeza LTDA. e pela Premier Serviços de Limpeza e Manutenção Predial LTDA. A primeira receberá R$ 15,65 milhões, enquanto a última receberá R$ 13,02 milhões.
Segundo a Receita Federal, a Axxe Construções é uma empresa de pequeno porte cuja atividade principal é de serviços combinados de escritório e apoio administrativo. Em suas atividades secundárias constam apoio à agricultura, manutenção de máquinas industriais, construção de edifícios e outras atribuições de construção. Já a Priemier Serviços tem como atividade principal a limpeza em prédios e domicílios. Dentre suas vinte atividades secundárias também não há serviços de portaria e controle de acesso.
O despacho de homologação foi publicado no Diário Oficial da União dessa terça-feira (2) e foi assinado pela secretária Dulce Almeida, irmã do prefeito David Almeida (Avante).