*Da Redação Dia a Dia Notícia
Nesta sexta-feira (15), chega ao segundo dia os protestos feitos por trabalhadores dos ‘Amarelinhos’, transporte alternativo de Manaus. Manifestantes bloquearam parte da avenida Autaz Mirim, na zona Leste, e cobram repasse dos subsídios da gratuidade dos estudantes municipais. Em nota, a prefeitura afirmou que os repasses estão em dia.
Segundo manifestantes, a prefeitura de Manaus deixou de efetuar o pagamento de novembro.
Por meio de nota, a prefeitura informou que são inverídicas as informações de que haveria débitos com as cooperativas do sistema de transporte alternativo. De acordo com a administração municipal, foram pagos na última terça-feira (12), R$ 1.564.338,20 aos permissionários.
“O IMMU reforça que até o momento, todos os pagamentos estão em dia. Já o repasse do mês de novembro está atualmente em processo de cálculo. Vale ressaltar que é padrão os pagamentos serem efetuados no mês subsequente ao anterior, portanto, não há atrasos pendentes”.
A prefeitura afirma ainda que tem adotado medidas para melhorar o sistema alternativo, cujos micro-ônibus são alvos de reclamações por parte dos usuários de transporte da capital.
Manifestação
Os protestos se iniciaram na quinta-feira (14), quando trabalhadores do transporte alternativo fecharam parte da Bola do Produtor, bairro Jorge Teixeira, na zona Leste de Manaus. Os profissionais cobram o pagamento de novembro que, segundo eles, não foi realizado.
Os trabalhadores informaram que estão sem receber os repasses do sistema de bilhetagem eletrônica há cerca de três semanas.