*Da Redação – Dia a Dia Notícia
Foi confirmado nesta quinta-feira (14), a morte de um homem, com idade entre 20 e 30 anos, por febre amarela no Amazonas. A informação foi divulgada pela Fundação de Vigilância em Saúde – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
Segundo o órgão, o homem morreu no dia 11 de dezembro, ele havia sido notificado como suspeito em outubro deste ano e o diagnóstico foi emitido pelo Instituto Evandro Chagas. O homem trabalhava na zona rural de Presidente Figueiredo (a 126 quilômetros de Manaus).
A FVS-RCP destaca que a investigação epidemiológica do paciente foi realizada de forma completa e incluiu atendimento médico em hospital de Manaus. Além disso, o caso foi descartado para dengue e leptospirose e a amostra foi encaminhada para diagnóstico para febre amarela.
O que é a Febre Amarela?
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, de evolução rápida e gravidade variável. O agente etiológico é o vírus amarílico, um flavivírus transmitido por artrópodes (denominados vetores) em áreas urbanas ou silvestres. A manifestação da doença é idêntica em ambos os casos de transmissão.
Vacinação
A Fundação de Vigilância em Saúde alerta para a intensificação da vacinação contra a febre amarela no Amazonas. O alerta, divulgado nesta quinta-feira (14), dá destaque à necessidade de fortalecimento da busca ativa de pessoas não vacinadas por parte dos municípios.
“Alertamos, para quem ainda não se vacinou contra a febre amarela, que é uma doença imunoprevenível, busque atualizar a carteira de vacinação com esse imunizante. Já os municípios devem intensificar a busca por faltosos desse imunizante”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
A vacina contra febre amarela está disponível na capital e no interior do Amazonas por meio das unidades básicas de saúde. A cobertura vacinal contra a doença no estado mais atualizada, a de 2022, é de 62,18%, conforme levantamento da coordenação estadual do Programa Nacional de Imunizações na FVS-RCP.
O alerta epidemiológico chama atenção, ainda, para o quadro clínico inicial de febre amarela que é caracterizado por início súbito de febre alta, dor de cabeça intensa e duradoura, ausência de apetite, náuseas e dor muscular. “Em caso de aparecimento desses sintomas, a orientação é buscar um serviço de saúde para atendimento médico”, acrescenta a diretora Tatyana.