*Da Redação Dia a Dia Notícia
O professor Ennio Candoti, diretor e fundador do Museu da Amazônia (Musa), morreu nesta quarta-feira (6), aos 81 anos. Nascido italiano e naturalizado brasileiro aos 10 anos, Ennio se formou em Física e exercia o cargo de professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), além de ter sido presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) por quatro mandatos.
Nas redes sociais, o Musa informou que permanecerá fechado a partir desta quinta-feira (7) por tempo indeterminado. A reabertura será comunicada com antecedência nas páginas de divulgação.
Em vida, Candotti foi homenageado com o título de cidadão amazonense na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), fruto de projeto do ex-deputado Serafim Corrêa (PSB), que lamentou a partida do professor.
Registro com profundo pesar o falecimento do professor Ennio Candotti, cientista renomado, ex-presidente da SBPC e Diretor presidente do MUSA. Sentimentos à família. pic.twitter.com/BRMWF0pif0
— Serafim Corrêa (@euserafimcorrea) December 6, 2023
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também lamentou a morte de Ennio de prestou solidariedade aos familiares.
Hoje perdemos Ennio Candotti, físico ítalo-brasileiro e professor da Universidade Federal do Espírito Santo. Ennio foi presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência por quatro mandatos e mais recentemente era diretor do Museu da Amazônia. Sempre foi comprometido…
— Lula (@LulaOficial) December 6, 2023