*Da Redação Dia a Dia Notícia
O senador Plínio Valério (PSDB-AM), presidente da comissão parlamentar de inquérito que investiga ONGs na Amazônia, é proprietário de uma casa de veraneio localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, na zona rural de Manaus. Tanto a casa quanto o terreno constam nas declarações de campanha na Justiça Eleitoral. Contudo, de acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por se tratar de terras públicas, não seria possível vender nenhum lote.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus (Semmas), responsável por administrar a área, afirmou ao portal De Olho nos Ruralistas que “é ilegal a aquisição de terras no interior da reserva por terceiros, pessoas que não são da comunidade”.
A casa está localizada às margens do rio Negro, na entrada da comunidade São João do Tupé. Além disso, segundo a reportagem, existem outras construções de veraneio “de pessoas que, assim como Valério, se aproveitam da ausência de fiscalização e invadem o território”.
Ao portal, o gestor da RDS, Marco Antonio Vaz de Lima, afirma que a proximidade com a área urbana de Manaus facilita a presença de invasores.
“A Prefeitura de Manaus deu entrada em uma solicitação no Incra desde 2008 requerendo a doação das terras, para que a mesma possa proceder a regularização fundiária. Até a presente data, não houve um desfecho para essa solicitação”, disse.