*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Operação Fronteira de Ouro, coordenada pela Polícia Federal (PF), em parceira com o Ibama e a Polícia Nacional Colombiana, destruiu sete dragas e duas embarcações que eram usadas no garimpo ilegal de ouro na região dos municípios de Japurá e Santo Antônio do Içá, no interior do Amazonas.
A ação aconteceu durante os dias 1, 2 e 3 de dezembro no território brasileiro e colombiano. Na ocasião, foram localizados garimpos ilegais, embarcações e equipamentos.
Os agentes envolvidos realizaram apreensão e a inutilização de uma balsa de garimpo, uma retroescavadeira e um barco que transportava combustível, declarado pelo responsável como destinado a duas balsas garimpeiras presentes na região.
A balsa, que pode ser avaliada em um valor de aproximadamente 5 milhões, encontrava-se ainda em atividade na chegada da equipe, junto à retroescavadeira, que no momento realizava o desmatamento da mata ciliar próxima. O responsável não estava presente.
Duas empresas transportadoras foram identificadas com base nos documentos achados no barco que transportava o combustível.
Foram lavradas multas no valor de 16 milhões. Fora as multas, contando com o total em bens apreendidos e a queda de produção que será provocada, foi estimado um prejuízo de 12 milhões de reais aos garimpeiros.
“Combater o garimpo ilegal é uma importante estratégia de proteção dos povos da Amazônia”, disse o Superintendente do Ibama, Joel Araújo.