*Da Redação Dia a Dia Notícia
Com a indicação do ministro Flávio Dino (PSB) para ocupar a vaga de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF), é dada como certa a divisão do Ministério da Justiça e Segurança Pública em duas novas pastas. Nos bastidores, os nomes de Simone Tebet (MDB) e Ricardo Capelli são cotados para ocupar as chefias da Justiça e da Segurança Pública, respectivamente.
Atualmente, Simone Tebet é titular do Ministério do Planejamento, enquanto Cappelli é secretário-executivo do Ministério da Justiça. Caso seja nomeada, Tebet será a primeira mulher a ocupar a chefia do Ministério da Justiça desde sua criação em 1822 como Secretaria de Estado dos Negócios da Justiça, ainda durante o Império, comandado à época por Dom Pedro I.
No caso de Cappelli, a situação tende a ser mais complicada. Uma pasta exclusiva para a Segurança Pública foi uma das promessas de campanha do presidente Lula (PT) e vem sendo cobrada pelo próprio partido. O secretário-executivo terá uma queda de braço com as lideranças do Partido dos Trabalhadores para ocupar o novo ministério, caso seja criado.