*Da Redação – Dia a Dia Notícia
Com a seca mais severa da história do estado, o Amazonas chega, nesta quarta-feira (18), ao número de 584 mil pessoas atingidas pela estiagem que deixa 59 municípios em estado de emergência.
Conforme dados do Boletim Estiagem, além dos municípios em emergência, Canutama está em alerta, e apenas Presidente Figueiredo e Apuí estão em normalidade.
Impactos da seca na economia
Ao menos 30 empresas da Zona Franca de Manaus (ZFM) optaram por antecipar para este mês de outubro as férias coletivas, após a capital registrar a maior seca em 121 anos. Normalmente, as férias são programadas para o mês de dezembro. Cerca de 10 mil a 15 mil trabalhadores serão beneficiados com a medida, aponta o Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal).
De acordo com o presidente da Sindmetal, Valdemir Santana, a principal razão para a antecipação é a escassez de matéria-prima, causada pela suspensão temporária da navegação de navios que transportam insumos para o comércio e fabricação de produtos na ZFM. A suspensão ocorre devido ao baixo nível dos rios.