*Victória Louzada – Dia a Dia Notícia
O influencer Agenor Tupinambá fez um desabafo nas redes sociais nesta quarta-feira (11), ao falar sobre os impactos da fumaça causada por queimadas que atingem todo o Amazonas.
“EuQueroRespirar. Estamos no meio da Amazônia e com o pior ar para respirar do planeta hoje. Vocês têm noção disso? Precisamos parar de queimar o lugar que garante a nossa vida. Quem puder, por favor, fique em casa. Não queremos ver hospitais lotados de pessoas com doenças respiratórias novamente. Estamos pedindo SOCORRO!”, declarou o influencer em uma foto onde aparece com um pano no rosto, protegendo a boca e o nariz.
A publicação de Agenor chama atenção para um problema constante: nos primeiros 10 dias de outubro, o Amazonas bateu o recorde histórico de queimadas para o período, desde o início da série histórica, em 1998, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Foram 2.684 focos de incêndio em menos. O recorde anterior, em 2009, teve 2.409 registros.
De acordo com a superintendência do Instituto de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Amazonas, a fumaça que cobre Manaus nos últimos dias é de incêndios florestais na Região Metropolitana. O Ibama informou que tem 191 brigadistas atuando no Estado, para reforçar o trabalho do Corpo de Bombeiros, que realiza a Operação Aceiro, de combate a queimadas.