Search
booked.net
Search
Close this search box.

“Eu quero respirar”, dispara Agenor Tupinambá em desabafo sobre fumaça no Amazonas

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

*Victória Louzada – Dia a Dia Notícia

O influencer Agenor Tupinambá fez um desabafo nas redes sociais nesta quarta-feira (11), ao falar sobre os impactos da fumaça causada por queimadas que atingem todo o Amazonas.

“EuQueroRespirar. Estamos no meio da Amazônia e com o pior ar para respirar do planeta hoje. Vocês têm noção disso? Precisamos parar de queimar o lugar que garante a nossa vida. Quem puder, por favor, fique em casa. Não queremos ver hospitais lotados de pessoas com doenças respiratórias novamente. Estamos pedindo SOCORRO!”, declarou o influencer em uma foto onde aparece com um pano no rosto, protegendo a boca e o nariz.

 

A publicação de Agenor chama atenção para um problema constante: nos primeiros 10 dias de outubro, o Amazonas bateu o recorde histórico de queimadas para o período, desde o início da série histórica, em 1998, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Foram 2.684 focos de incêndio em menos. O recorde anterior, em 2009, teve 2.409 registros.

De acordo com a superintendência do Instituto de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Amazonas, a fumaça que cobre Manaus nos últimos dias é de incêndios florestais na Região Metropolitana. O Ibama informou que tem 191 brigadistas atuando no Estado, para reforçar o trabalho do Corpo de Bombeiros, que realiza a Operação Aceiro, de combate a queimadas.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.