*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
O universitário Marco Aurélio Winholt Castro, de 20 anos, morreu nessa sexta (6) após ser baleado nas costas por um policial. Segundo o irmão da vítima, Hugo, Marco Aurélio e alguns amigos estavam brincando na comunidade Raio de Sol, bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus, quando uma viatura policial passou em perseguição a um carro branco. Os policiais estacionaram e assustaram os meninos, que saíram correndo, o que fez os agentes dispararem e atingirem Marco Aurélio nas costas.
“Os policiais levaram ele para o [Hospital e Pronto-Socorro] Platão [Araújo], e ele veio a falecer. A polícia não fez B.O [boletim de ocorrência] sobre a morte dele, e ele não estava armado”, denunciou o irmão.
Hugo afirmou que a família procurou o 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) para abrir uma ocorrência pela morte do estudante.
O enterro de Marco Aurélio ocorrerá neste domingo (8), às 9h, no Cemitério Parque Tarumã.
A Faculdade de Informação de Comunicação (FIC) da Universidade Federal do Amazonas emitiu um anota de pesar pela morte do estudante e destacou que a comunidade “assegura o caráter íntegro do aluno e se solidariza junto aos familiares e amigos”.
Nas redes sociais, colegas de Marco Aurélio se revoltaram com o caso e pediram justiça.
É revoltante saber que o Marco, estudante de RP da UFAM, teve a vida brutalmente tirada por uma ação da polícia e que ainda foi tratado desse jeito.
A história do Marco precisa ser contada e ouvida pra justiça ser feita! pic.twitter.com/7CLdNqe0Cu
— renão (@rei_nann) October 7, 2023