*Victória Louzada – Dia a Dia Notícia
Com o intenso calor, falta de chuvas e a vazante, o Amazonas vive fenômenos ambientais de impactos astronômicos como: seca severa, queimadas intensas, nuvens de fumaça e altas temperaturas. O atual cenário ambiental despertou o interesse do fotógrafo Chico Batata que usa suas redes sociais para mostrar o resultado da ação humana no meio ambiente.
Em um dos vídeos compartilhado pelo profissional no Instagram, Chico Batata mostra milhares de peixes que morreram no rio por falta de oxigênio e pela alta temperatura da água.
“O retrato da gravidade de dois fenômenos, um natural, a estiagem e o outro provocado pelo homem, o aquecimento global. Juntos causaram essa cena triste aqui na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Lago do Piranha. Milhares de peixes e até botos mortos. Muito triste!”, afirmou.
Em outro vídeo, o fotografo expões os impactos ambientais causados pelas queimadas feitas por grandes empresários que querem expandir o agronegócio no Amazonas, destruindo a vegetação natural.
“Lamentável flagrante de crime contra nossa floresta aqui no Cacau Pirêra. Precisamos de mais fiscalização e muito mais campanhas de conscientização!”, relata.
O Amazonas vive uma onda de altas temperaturas, crise de falta de água e entrou em situação de emergência em decorrência das queimadas que ocorrem principalmente no sul do estado.
Foram mais de 7 mil focos de queimadas em todo o estado apenas em setembro, segundo dados do “Programa Queimadas”, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Superando agosto, foi considerado o pior mês do ano no Amazonas.
Imagens: Instagram @chicobatatafotos