Search
booked.net
Search
Close this search box.

AM está entre os estados que menos gastam com pessoal, aponta estudo; confira ranking

Foto: Reprodução

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Dados do Ranking de Competitividade dos Estados, edição 2023, sobre a média de gastos com pessoal em relação à Receita Corrente Líquida (RCL), aponta o Governo do Amazonas em segundo lugar no país. O estudo foi divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Com 48,11%, o Amazonas está atrás do Espírito Santo, em 1º lugar com 46,06% de utilização da receita para gastos com pessoal. Atualmente, o governo do Amazonas possui 81.172 servidores ativos.

A média de gastos com pessoal em relação à Receita Corrente Líquida caiu de 64,2% em 2020, para 55,6% em 2023, segundo o estudo. A queda indica reformas administrativas nos estados e uma preocupação com a saúde das contas públicas.

O governador Wilson Lima afirmou que o resultado demonstra o comprometimento com a população do Amazonas. “Neste mesmo ranking, de forma geral, subimos duas posições em relação a 2022, ocupando a 14ª colocação. Crescemos nos pilares de Segurança Pública, Inovação, Sustentabilidade Ambiental e Eficiência da Máquina Pública. Temos demonstrado solidez fiscal”, destacou.

Apesar de todas as lutas, temos trabalhado arduamente para manter o Estado do Amazonas responsável em seus gastos públicos, em especial nos gastos com pessoal”, destaca Fabrício Barbosa, titular da Secretaria de Administração e Gestão (Sead).

Em estudo divulgado pela Folha de São Paulo, realizado pelo economista Felipe Drumond, consultor da República.org, destaca o mapa nacional de despesas com pessoal. Nele, mostra que os inativos fazem pressão especialmente nos estados mais antigos, como também onde há concentração populacional e maior demanda por serviços públicos. Cita como exemplo, que no Sudeste, os servidores aposentados já respondem por quase metade do gasto com pessoal.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.