*Victória Louzada – Dia a Dia Notícia
O polêmico prefeito de Borba (interior do Amazonas), Simão Peixoto (PP), além de ganhar sua liberdade, agora pode voltar a seu cargo, isso porque os desembargadores do TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), em Brasília, decidiram nesta quarta-feira (6), que o mesmo deve ser reconduzido imediatamente à prefeitura.
A decisão de devolver o cargo ao prefeito afastado ocorreu em uma votação apertada, com quatro votos favoráveis ao prefeito e três contra.
Peixoto teve suas funções públicas suspensas desde maio deste ano, sendo o principal alvo da Operação Garrote, do Ministério Público do Amazonas (PM-AM), acusado de chefiar uma organização criminosa e supostamente desviar R$ 29,2 milhões dos cofres da prefeitura com licitações.
O prefeito teve sua prisão e afastamento do cargo por 90 dias decretados pelo no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), e nesse tempo, o vice-prefeito, José Pedro Freitas Graça (PSD), assumiu o cargo temporariamente.
Depois disso, o próprio TRF1 aumentou o afastamento de Simão para 180 dias, mas nesta quarta-feira, o caso foi julgado e o colegiado entendeu que o prefeito deve retornar imediatamente ao cargo, entretanto, o alvo continuará sendo investigado.