*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
Desde a deflagração da Operação Comboio, a queda do general Carlos Alberto Mansur da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) era dada como certa – concretizada no início da noite. Por isso, pelo menos três nomes passaram a ser cogitados nos bastidores. Enquanto não há uma nova nomeação, a pasta deverá ser comandada pelo secretário-executivo, coronel Anézio Paiva.
Entre os militares, os nomes dos coronéis Vinícius Almeida e Franciney Machado Bó circulam como possibilidades. Vinícius atualmente é o comandante geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), além de já ter chefiado a Secretaria de Administração Penal (Seap).
Já o coronel Franciney Bó é o Corregedor-Geral do Sistema de Segurança Pública e já chefiou a Seção de Planejamento de Operações do Estado-Maior Geral da PMAM, sendo representante da força no Centro Integrado de Comando e Controle em várias ocasiões.
No meio da política, circula o nome da deputada estadual Alessandra Campêlo (Podemos), aliada do governador Wilson Lima (União) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A parlamentar é policial civil concursada e já tem experiência na administração executiva, tendo chefiado as secretarias de Produção Rural (Sepror), Juventude e Esportes (Sejel) e Assistência Social (Seas) no primeiro mandato de Wilson.