*Da Redação Dia a Dia Notícia
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou, nesta terça-feira (15/8), a criação de uma sala de situação, além da investigação das causas do apagão que atingiu pelo menos 18 estados do Brasil e o Distrito Federal.
“O ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente”, diz trecho de nota.
Com notificações desde as 8h20, o apagão atinge os estados de Alagoas, Amazonas, Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Paraíba e Tocantins, além do DF.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), houve uma interrupção de 16mil megawatts na rede de operação Sistema Interligado Nacional (SIN), no Norte e Nordeste do Brasil. O problema afetou também a região Sudeste, devido à interligação das regiões.
As causas ainda estão sendo apuradas, mas a recomposição já foi iniciada. Em comunicado oficial, o MME afirmou que “está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível”.
Entre as principais reclamações, estão a perda do acesso a internet, elevadores que pararam de funcionar com pessoas dentro e o trânsito causado por conta de semáforos desligados, além de problemas no transporte público, como os registros de metrôs vazios em São Pelo e Belo Horizonte, por conta da queda de energia.
O Ministério das Minas e Energia distribuiu a seguinte Nota Oficial:
O Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados.
A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.
A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.
O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.