*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Um apagão nacional afetou cidades em pelo menos 17 estados no início da manhã desta terça-feira (15). O fornecimento de energia foi interrompido a partir das 7h20 em Manaus. Ficaram sem energia várias cidades no Amazonas, Distrito Federal, Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Paraíba.
Amazonas Energia informou, em nota, que, às 7h32, ocorreu um desligamento intempestivo do Linhão de Tucurui, ocasionando blecaute no sistema de Manaus e Interligados, afetando também as cidades de Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara. “No momento, a Amazonas Energia aguarda orientações de restabelecimento pelo Operador Nacional do Sistema – ONS”, comunicou.
As operadoras de telefonia celular também foram afetadas. A conexão caiu em sistemas da Claro, Tim e Oi. A Vivo operou com instabilidade.
Em Manaus, a falta de energia já causou diversos transtornos. Há relatos de pessoas presas em elevadores e problemas nos semáforos e no trânsito.
O Ministério de Minas e Energia informou, em nota, que a interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31 (de Brasília), da interligação Norte/Sudeste. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até as 9h16, 6 mil MW foram recompostos.
O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão responsável por administrar o fornecimento de energia no país, informou que houve uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional e isso interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil.
“A interrupção ocorreu devido à abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos”, diz a nota ao jornal o GLOBO.
O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) afirmou que este apagão foi um “evento de grande porte”
“Estamos tendo um problema de suprimento nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. O Ministério da Minas e Energia, o Operador Nacional do Sistemas Elétrico e a Aneel, e também as empresas envolvidas estão neste momento acompanhando e tomando todas as providências para o rápido estabelecimento do sistema. O Ministério de Energia já comunicou às agências e demais agentes que instituirá um grupo para analisar e estudar as causas desse evento, que é um evento de grande porte. Envolve também algumas áreas da região Sudeste e Centro-Oeste”, disse.
O titular do Ministério de Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de sala de crise para apurar as causas do incidente.
Leia mais: Ministro das Minas e Energia determina que apagão seja investigado e cria sala de situação