*Victória Louzada – Dia a Dia Notícia
Dez meses após a queda da ponte sobre o Rio Curuçá, na BR-319, que tirou a vida de cinco pessoas, em setembro do ano passado, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) iniciou as obras para reconstruir o trecho no município de Careiro Castanho, no interior do Amazonas.
Na época do desabamento, pelo menos 14 pessoas ficaram feridas. O Dnit destacou que as obras estão na fase de fundação com a execução de cravação das camisas metálicas, onde será executada a montagem das armaduras, para depois colocarem as estacas de fundação.
“As obras seguirão em ritmo acelerado, principalmente, considerando que o período seco coincide com a vazante dos rios, o que possibilitará uma maior intensidade na execução das obras”, afirmou o Dnit em nota.
O órgão detalhou que a ponte será toda executada em peças pré-moldadas, sendo os pilares em concreto e terá fabricação local.
Por enquanto, as travessias dos rios Curuçá e Autaz-Mirim (que também desabou 10 dias depois), vão continuar sendo realizadas por balsas.