Search
booked.net
Search
Close this search box.

Testemunha no caso Marielle Franco, ex-vereador do RJ é morto

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O ex-vereador Jair Barbosa Tavares, mais conhecido como Zico Bacana, foi morto a tiros no bairro de Guadalupe, zona Norte do Rio de Janeiro (RJ). Zico tinha 53 anos e foi citado como chefe de milicianos no relatório da CPI das Milícias, realizada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) na década de 2000. Ele também foi testemunha no caso da vereadora Marielle Franco (PSol), morta em 2018 junto de seu motorista, Anderson Gomes.

Segundo a Polícia Militar, os tiros que mataram Zico Bacana partiram de um veículo não identificado, que parou em frente ao estabelecimento onde o ex-vereador estava. O irmão de Zico, Jorge Barbosa Tavares, estava no local e também foi atingido, morrendo na hora.

Zico já fora vítima de outra tentativa de assassinato em 2020, mas o tiro pegou de raspão em sua cabeça. O parlamentar ocupou uma cadeira na Câmara Municipal do Rio de Janeiro entre 2017 e 2020, filiado ao extinto Partido Humanista da Solidariedade (PHS).

Na época da CPI das Milícias, Zico foi apontado como um dos líderes de grupos milicianos que atuavam nos bairros de Guadalupe e Ricardo de Albuquerque. O relatório afirmava que o ex-vereador liderava um grupo paramilitar composto de 50 integrantes e que dominaria as milícias do bairro de Anchieta. Apesar da citação, ele acabou não sendo denunciado.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.