*Victória Louzada – Dia a Dia Notícia
A vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é um marco histórico para o povo do Amazonas, não só pela entrega do Linhão de Tucuruí, que vai fornecer energia ao povo de Parintins, mas por conseguir colocar políticos de grande peso no mesmo palanque, sendo alguns deles rivais de eleições passadas.
Em sua última eleição, que aconteceu em 2022, Lula recebeu apoio dos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), que sempre bateram de frente contra o opositor Wilson Lima (UB), mas todos estiveram juntos, sobre o mesmo palco, acompanhando o presidente.
Braga e Lima foram adversários na última eleição para o Governo do Amazonas, onde Wilson conseguiu se reeleger com louvor, derrotando além do emedebista, o maior cacique político do estado, o ex-governador Amazonino Mendes, que faleceu em 12 de fevereiro deste ano.
O prefeito de Parintins, Frank Bi garcia (UB), que é do mesmo partido do governador, esteve presente no evento, reforçando suas alianças políticas.
Uma semana antes do encontro, Bi propôs dar o título de ‘Cidadão de Parintins’ para o presidente, argumentando que Lula merece a honraria por seus “importantes serviços prestados”, em especial no “atendimento à saúde”, e “educação”, proporcionando melhores condições de vida às famílias de maior vulnerabilidade econômica.
Outra figura emblemática e mais que aliada de Lula, o deputado estadual e presidente do Partido dos Trabalhadores no Amazonas, Sinésio Campos, também marcou presença na inauguração.
“Estou muito feliz de sempre estar ao lado do nosso presidente Lula, na alegria e na tristeza”, declarou Campos em suas redes sociais.
Outros Políticos
Além dos políticos já citados, uma aliança incomum surgiu nas redes sociais: O prefeito de Itacoatiara Mário Abrahim, o ex-prefeito de Coari Adail Pinheiro Filho e Eduardo Braga. Mário levou o filho Thiago Abrahim, que é deputado estadual.