Search
booked.net
Search
Close this search box.

Governador diz que o projeto de lei que abre mercado do gás no Amazonas vai ser enviado na próxima semana à Aleam

O governador Wilson Lima disse, nesta quinta-feira, dia 23, que vai enviar à Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), até a próxima semana, o projeto de lei de autoria do presidente da Assembleia, deputado Josué Neto (PTRB), que abre o mercado do gás no Amazonas. Os deputados estaduais aguardam a matéria há 70 dias ser enviada ao parlamento estadual.

O projeto da Lei do Gás foi aprovado em abril deste ano, mas o governador vetou e desde então o assunto se tornou uma disputa política. O autor da proposta deputado estadual Josué Neto (PRTB),  tem protagonizado uma série de críticas ao executivo estadual que, segundo o parlamentar, já deveria ter encaminhado a proposta à Aleam.

O relator do projeto, o deputado estadual Sinésio Campos (PT), disse que o documento já está concluído, ele é o representante da Aleam na Comissão na Comissão Especial de Estudos criada pelo governo estadual.

“Nós já temos até a semana que vem uma proposta que deve estar concluída para que a gente possa debater com a sociedade e caminhar com essa questão, eu tenho o maior interesse em que efetivamente isso aconteça”, disse o governador em entrevista coletiva realizada ontem.

Wilson Lima também disse que não sabe como a proposta foi construída e alega que nenhum técnico do estado foi consultado sobre a legislação. Ele teme que a lei estadual seja incompatível com uma lei federal criada a partir do projeto em tramitação. “O risco que a gente corre de aprovar uma lei aqui é ser desautorizado pelo Congresso; então, é preciso muita cautela nesse sentido”, explicou o governador.

Em pronunciamento nesta semana em sessão da Aleam, Josué Neto,  autor da proposta, falou sobre a necessidade do Amazonas adequar sua legislação. “A lei federal é diferente, elas são convergentes, mas elas não se substituem. Tem que existir a lei estadual e tem que existir a lei federal, as duas juntas vão fazer o desenvolvimento do Estado. Uma não substitui a outra, uma não depende da outra. Elas são convergentes, elas se encaixam, elas juntas fazem com que sejam criadas novos empregos e haja um novo marco regulatório, uma nova lei do gás”, alertou.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.