*Da Redação Dia a Dia Notícia
Na madrugada desta segunda-feira (17), o pianista, compositor e arranjador João Donato, morreu aos 88 anos. Parceiro musical dos principais expoentes da bossa-nova, como Tom Jobim, Vinicius de Moraes e João Gilberto, o multi-instrumentista se notabilizou pela criatividade com que fundia diferentes gêneros musicais. Obras como ‘A rã’, ‘Nasci para bailar’, ‘Amazonas’, ‘Simples carinho’ e ‘Até quem sabe’ se tornaram marcos da MPB.
O músico morreu em decorrência de uma série de problemas de saúde. Na última semana, ele havia sido internado, num hospital do Rio de Janeiro, devido a uma infecção nos pulmões. A notícia foi confirmada pela família de Donato.
“Hoje o céu dos compositores amanheceu mais feliz: João Donato foi para lá tocar suas lindas melodias”, anunciaram as redes sociais dele. “Agora, sua alegria e seus acordes permanecem eternos por todo o universo.”
O velório será nesta terça-feira (18) no Theatro Municipal, em horário a confirmar. O corpo será cremado na sequência no Memorial do Carmo.
Natural de Rio Branco, capital do Acre, João Donato deu os primeiros passos na música aos 5 anos, quando ganhou um acordeão de presente. Não demorou para que se comportasse como um veterano dos palcos. Aos 8, compôs a primeira música e, aos 12 depois que a família se mudou para o Rio de Janeiro acompanhando o pai militar, resolveu viver a primeira aventura musical.